#ConteudoEinformacao

O navio-veleiro Cisne Branco permanece aberto à visitação pública no sábado (15) e domingo (16), no período das 14h às 17h.

O navio-veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, está atracado no Porto do Itaqui e permanece aberto à visitação pública no sábado (15) e domingo (16), no período das 14h às 17h, com entrada gratuita. A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), em conjunto com a Capitania dos Portos do Maranhão, montou um plano de ação para garantir segurança e conforto para os visitantes na área primária do porto.

A missão da embarcação é representar o Brasil em eventos náuticos nacionais e internacionais, divulgar a mentalidade marítima na sociedade civil e preservar as tradições navais. O navio-veleiro desatracou do Rio de Janeiro no dia 11 de setembro, para passar pelos portos de Natal, Recife, São Luís, Belém, Fortaleza, Maceió e Vitória. “O Cisne Branco é uma embaixada flutuante”, afirma o comandante do navio-veleiro, o capitão-de-mar-e-guerra João Alberto de Araujo Lampert.

O navio-veleiro foi construído em Amsterdã, Holanda, sob a supervisão da Marinha do Brasil, baseado nos projetos dos últimos clippers do século XIX e incorporado à Marinha do Brasil em 4 de fevereiro de 2000. Possui 76 metros de comprimento, 32 velas e 51 tripulantes. Sua construção se deu na celebração dos 500 anos do Brasil, no ano 2000 – quando fez uma rota semelhante à trajetória empreendida por Pedro Álvares Cabral em 1500.

A embarcação saiu do Rio de Janeiro no dia 11 de setembro e deve encerrar a jornada pelos principais portos brasileiros em 23 de novembro. “É uma grande honra para o Porto do Itaqui receber o Cisne Branco e é também uma oportunidade de aproximação do porto com a cidade”, diz o presidente da Emap, Ted Lago.

Visitação

Tendo em vista as limitações de acesso à embarcação, não é recomendada a visita para crianças menores de 5 anos e pessoas com dificuldade de locomoção. Para organização dos grupos, a Emap disponibilizou ônibus e pessoal dentro do porto. Por se tratar de área de segurança, recomenda-se o uso de sapatos fechados, sem salto. Não será permitida a entrada em traje de banho.