#ConteudoEinformacao

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) começou a receber as inscrições do Programa ‘CNH Jovem’. 

Em 2016, o Programa pretende beneficiar três mil jovens com a gratuidade do processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), nas categorias A, B ou AB. Em 2015, na primeira edição do CNH Jovem, dois mil jovens foram beneficiados.

“O CNH Jovem é um grande avanço social. Com ele, ajudamos a eliminar um obstáculo financeiro que muitos jovens maranhenses enfrentam para tirar a carteira de motorista. O Programa também facilita, por exemplo, a entrada do jovem no mercado de trabalho. Sabemos que ter uma carteira de motorista, hoje, é um diferencial na conquista do primeiro emprego”, disse o governador Flávio Dino.

A diretora-geral do Detran, Larissa Abdalla, destaca que a ampliação do CNH Jovem é mais uma demonstração do compromisso do Governo do Maranhão para o combate à violência no trânsito. “Além de ser um programa social, o CNH Jovem garante que mais pessoas possam ser habilitadas e orientadas a fazer do trânsito um ambiente de paz e segurança”, afirmou Larissa Abdalla.

O Programa é voltado para jovens, com idade a partir de 18 anos, completados em até 28 de novembro, à 21 anos, completados em até 31 de dezembro. Os candidatos devem comprovar residência no Maranhão, ter cursado o ensino médio em escola pública maranhense e participado do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A Secretaria Extraordinária da Juventude (Seejuv) será responsável pela mobilização dos jovens, por meio das secretarias municipais e da sociedade civil, no intuito de incentivá-los a aderirem ao Programa. Para isto, serão montados pontos de informação e inscrição nos municípios.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até dia 14 de outubro na página do CNH Jovem na internet:www.detran.ma.gov/cnhjovem/. O preenchimento do formulário de inscrição é eletrônico e só poderá ser enviado na modalidade on-line.