#ConteudoEinformacao

O reinício da veiculação do horário eleitoral gratuito e das inserções no Rádio e na Televisão em São Luís acontecerá na próxima terça-feira, 11.

A definição sobre o dia em que volta a ser exibido o horário eleitoral gratuito referente ao 2º turno em São Luís ocorreu na tarde de ontem, em audiência pública presidida pelo juiz Adelvam Nascimento Pereira e pela promotora Sebastiana Cássia Araújo Muniz (titulares da 2ª zona eleitoral), em que representantes da coligação “Pra seguir em frente” (formada pelos partidos PRB, PDT, PT, PTB, PSL, PSC, PR, DEM, PTC, PEN, PC DO B e PROS), do Partido da Mobilização Nacional (PMN) e das emissoras de rádio e televisão geradoras da propaganda no 1º turno foram convocados a participar.

A propaganda vai ao ar às 7h e 12h e na televisão às 13h e 20h30, onde cada candidato terá 10 minutos em cada horário para expor suas ideias. No mesmo período, de 11 a 28 de outubro, cada candidato terá 35 minutos diários divididos em inserções de 30 e 60 segundos para veicularem peças no horário das 5h da manhã à meia-noite. As emissoras geradoras permanecem as mesmas do 1º turno: Rádio Capital e TV Difusora.

Sobre as regras

As regras para a divulgação de propaganda em rádio e televisão estão previstas em resolução do TSE, que define, entre outros pontos, o tempo destinado aos candidatos. Segundo o texto, no segundo turno, serão destinados, em cada um dos veículos, dois blocos de 20 minutos diários. O tempo será dividido entre os candidatos, ou seja, cada um terá direito a dez minutos.

Outra regra determina a ordem de aparição dos concorrentes no horário eleitoral gratuito. Na primeira propaganda a ser veiculada, o candidato mais votado aparece primeiro. A partir daí a ordem será alternada a cada programa.