#ConteudoEinformacao

Em 2016, os Correios ficaram responsáveis por parte da logística das Eleições no Maranhão. A assinatura do termo de contrato com o Tribunal Regional Eleitoral oficializou a atuação da estatal em 9 zonas eleitorais. Ao todo, serão 1.968 urnas distribuídas e coletadas em São Luís, além de cabines, mídias e outros materiais.

A Operação Eleições 2016, no Maranhão, reunirá 289 pessoas atuando diretamente nas atividades, em 139 veículos de pequenos, médio e grande porte, além de uma base montada para acompanhamento de cada etapa de coleta, armazenamento, distribuição e recolhimento dos materiais de maneira inviolável. Toda a operação é coordenada e acompanhada de perto por empregados dos Correios.

Distribuição das urnas

A distribuição das urnas terá início na manhã desta sexta-feira, dia 30, às 7h, no fórum do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), localizado no Anel Viário.

Imediatamente após o término do pleito no domingo, dia 02, as urnas, juntamente com as mídias, serão recolhidas pelos Correios. As mídias terão prioridade e o prazo para a entrega destas para os pontos de apuração será até às 21h do mesmo dia. No entanto, nas eleições anteriores, todo o trabalho foi concluído bem antes desse horário.

Os Correios realizam este trabalho desde as eleições de 1996 e, nos anos de pleito, já prepara uma estrutura especial para a operação. “A Operação Eleições, como nós chamamos, é pensada nos mínimos detalhes para que a apuração dos resultados seja feita conforme planejada pela Justiça Eleitoral. A expectativa é que todos os prazos sejam cumpridos”, afirma o gerente de Operações dos Correios, Silvio Eduardo Silva e Silva.