#ConteudoEeleicoes2016

Os eleitores das 1ª, 2ª, 3ª, 10ª, 76ª e 90ª Zonas Eleitorais devem ficar atentos ao prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral para receber seus títulos rezoneados, e assim poderem votar normalmente nas eleições do próximo dia 02 de outubro, em São Luís.
A entrega do documento está acontecendo no Fórum Eleitoral da capital maranhense, e vai até o dia 22 deste mês, no horário das 8h às 12h e das 13h às 18h, de segunda a sexta, e de 13h às 18h aos sábados, domingos e feriados. O Fórum Eleitoral fica localizado na Avenida Vitorino Freire, bairro da Madre Deus, ao lado do Anel Viário.
É a primeira vez que acontece o rezoneamento na capital maranhense. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) verificou após a revisão eleitoral do ano de 2013, que havia um desequilíbrio em relação ao número de eleitores entre as zonas eleitorais de São Luís.
O coordenador de fiscalização do cadastro eleitoral do TRE-MA, Roberto Magno Frazão, disse que foi justamente para minimizar essa distorção no número de eleitores por zona da capital que a Justiça Eleitoral resolveu redistribuir alguns locais de votação. “Verificamos que as três zonas eleitorais mais antigas de São Luís, a 1ª, 2ª e 3ª, tinham um quantitativo muito baixo de eleitores para uma capital, enquanto a 10ª e a 89ª, eram bem maiores. O que fizemos foi uma redistribuição para que cada zona eleitoral ficasse com cerca de 70 mil eleitores”, afirmou.
O TRE-MA ressalta ainda que não houve qualquer mudança no local onde os eleitores votavam, o que mudou foi apenas a zona à qual pertenciam antes do rezoneamento. “O eleitor continua votando nas mesmas escolas, o que aconteceu por exemplo, foi que quem votava nos bairros Liberdade e Camboa, antes pertencente a 3ª zona, agora fazem parte da 1ª. Os eleitores do bairro do São Francisco, antes eram da 76ª zona e agora integram a 10ª. Foram alterados as zonas de 180 mil títulos, correspondente a 27% do eleitorado da capital”, explicou o coordenador.
Em São Luís, existem 9 zonas eleitorais e um quantitativo de 659 mil e 779 eleitores aptos a votar nas Eleições 2016. Já foram entregues 60% dos títulos rezoneados e os restantes estão disponíveis no Fórum Eleitoral até o dia 22 de setembro.
Antes de se deslocar até o Fórum, o TRE-MA recomenda que o eleitor consulte se está enquadrado na situação acessando a página do Tribunal na internet (tre-ma.jus.br) ou ligando para o número 0800-098-5000, no horário de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.