#ConteudoEinformacao

Os dois candidatos ao cargo de prefeito do município de Matinha, Beto Pituxa (PDT), e Eldo Jorge (PCdoB), tiveram suas candidaturas indeferidas hoje, por unanimidade, pela corte do TRE-MA. Todos os desembargadores seguiram o voto do relator, Raimundo Barros.

Beto Pituxa tem condenação confirmada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), por improbidade administrativa. Enquanto Eldo Jorge, uma multa em processo de compra de voto. Com a decisão, e faltando apenas 20 dias para as eleições, a cidade maranhense está sem nenhum candidato concorrente para a disputa.

Foram julgados ao todo até agora, 121 processos, dos quais 47 tratavam de recursos de registros de candidaturas e 74, sobre transferência de domicílios e filiação partidária.

O calendário eleitoral prevê que a data em que todos os pedidos de registro de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, inclusive os impugnados e os respectivos recursos deviam ser julgados pelas instâncias ordinárias e publicadas as decisões até hoje(12).

No entanto o presidente do TRE-MA, desembargador Lourival Serejo, explicou que foi somente nós últimos dias que os recursos começaram a subir para o TRE-MA e estão sendo julgados normalmente, sem prejuízos ao calendário eleitoral.

Nas eleições 2016, o Tribunal Regional do Maranhão recebeu 691 pedidos de registros de candidaturas para prefeito, 700 para vice-prefeito e 17.101 para vereador. Na sessão desta segunda-feira, dos 40 processos sobre recursos de registros de candidatura, foi julgado o caso da cidade de Matinha. As próximas sessões da Corte acontecem nesta quarta-feira (14), quinta-feira (15) e no sábado (17), todas sendo realizadas no prédio do TRE, na Areinha.

De O Imparcial