​#ConteudoEinformacao

O Governo do Estado anunciou nos meios de comunicações e propagandas que 90% dos pontos de banhos de São Luís e São José de Ribamar estavam limpos. Isso teria até mesmo influenciado a presença dos banhistas, até mesmo no trecho onde o esgoto jorrava.
De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), a divulgação periódica das análises de balneabilidade atende a um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), determinado pela 8ª vara da justiça federal em 2012. O TAC determinou os 21 pontos de banho para monitoramento, a sinalização das praias com placas e publicação dos resultados em pelo menos dois veículos de comunicação.
A análise mais recente da Sema apresentou 19, dos 21 pontos de banho verificados, próprios para banho, segundo metodologia do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Em sua resolução de nº 274/00, o Conama considera as águas das praias próprias para o banho quando 80% ou mais de um conjunto de amostras colhidas no mesmo local, ao longo de cinco semanas, indica a presença de, no máximo, 100 enterococcus/100 mL. Caso as próximas amostragens apontem um valor superior a 400 enterococcus/100 mL (NMP), as praias serão consideradas impróprias para banho e voltarão a ser interditadas.

Pontos liberados para banho:



Ponta d’Areia (ao lado do Forte Santo Antonio; atrás do Hotel Praia Mar; atrás do Bar do Dodô; em frente à Praça de Apoio ao Banhista; em frente ao Edifício Herbene Regadas; e em frente ao Hotel Brisa Mar)
São Marcos (em frente aos Bares Do Chef e Marlene’s; em frente à Barraca da Marcela; em frente ao Agrupamento Batalhão do Mar; em frente ao Ipem e ao Bar Kalamazoo; Foz do Rio Calhau)
Calhau (à direita da elevatória II da Caema; em frente à Pousada Tambaú; em frente ao Bar Malibu), Olho d’Água (à direita da Elevatória Iemanjá II)
Praia do Meio (São José de Ribamar)
Araçagi (São José de Ribamar).
Pontos considerados inadequados
Ponta d’Areia (Em frente ao Edifício Herbene Regadas)
Olho d’Água (A direita da Elevatória Pimenta I).

Informações de O Estado do Maranhão.