#ConteudoEolimpiadas

Foi divulgado hoje pela União Ciclística Internacional (UCI) uma relação de 19 atletas suspensos de competições por doping. Entre eles, três brasileiros. Um deles, Kleber da Silva Ramos, representou o Brasil na prova de ciclismo de estrada no primeiro dia da Rio-2016 – é o único dos brasileiros punidos presente nos Jogos Olímpicos. Em sua participação, no sábado (6), o brasileiro não conseguiu completar a prova.

Além dele, Raphael Mesquita Mendes e Josemberg Montoya Nunes Pinho estão provisoriamente suspensos de competições após a divulgação da lista da UCI.

De acordo com a entidade, o exame de Kleber apontou o uso de uma substância conhecida como Cera (sigla em inglês para ativador contínuo do receptor da eritropoietina). A eritropoeitina (EPO) é um hormônio que estimula a formação de glóbulos vermelhos, que trabalham na oxigenação sanguínea, e funciona como agente estimulante.

Segundo a UCI, Raphael Mesquita Mendes foi pego com traços de duas substâncias anabólicas no sangue (estanozol e oxandrolona), enquanto Josemberg Montoya Nunes Pinho foi pego com outras duas substâncias proibidas (19-norandrosterona e 19-noretiocolanolona).

Confira a lista dos atletas flagrados em exames antidoping:

Brasil

Kleber da Silva Ramos

Raphael Mesquita Mendes

Josemberg Montoya Nunes Pinho

Cazaquistão

Maxim Iglinskiy

Valentin Iglinskiy

Chile

Carlos Ivan Oyarzun Guinez

Costa Rica

Byan Villalobos

Paul Betancourt

Josué González

Rodolfo Villalobos

Eslovênia

Kristjan Fajt

Jure Kocjan

Espanha

Alberto Gallego Ruiz

Irã

Naser Rezavi

Itália

Giampaolo Caruso

Portugal

Rui Carvalho

Rússia

Tatiana Antoshina

Ekaterina Gnidenko

Uzbequistão

Timur Gumerov

Ugo Soares/UOL