#ConteudoEinformacao

O ex-prefeito da cidade maranhense de Penalva, Nauro Sérgio Muniz, foi preso na noite de hoje (04) no município em que foi gestor, em operação que envolveu as polícias Civil e Militar. A informação foi confirmada a O Estado pelo delegado da Polícia Civil, Roberto Fortes.

Segundo fontes ligadas às pessoas que estiveram na operação, o ex-gestor foi encaminhado ainda ontem para a delegacia regional de Viana. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) deve dar mais detalhes, a partir de sexta-feira (05), sobre a prisão do ex-prefeito.

De acordo com o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), o ex-gestor tem contra si uma sentença judicial – datada do ano passado – de 1º grau por desviar um montante aproximado de pouco mais de R$ 4,5 milhões do Fundo Municipal de Saúde. Ele é acusado, ainda, de descumprimento da apresentação de contas anuais da administração financeira do município à Câmara de Vereadores.

As acusações, ainda segundo a Justiça, são oriundas de averiguações feitas durante vistoria feita por servidores do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE) à cidade de Penalva. Na ocasião, foi verificada “ a ausência de documentos que confirmassem a aplicação de dinheiro público”.